Descrição

FREGUESIA

DESCRIÇÃO

Margem tem uma história antiga, uma história rica de pessoas e acontecimentos.

Manuscritos do Portugal de outros tempos, falam de Margem desde a Idade Média, o foral atribuído por D. Manuel, em 1518, prova que já foi concelho ligado a Longomel. Posteriormente destes dois lugares acabou por nascer o Julgado de Margem e Longomel. Grandes nomes da nossa história constam na documentação relativa a Margem: a Real Casa de Bragança, D. Nuno Álvares Pereira, D. Fernando, D. Manuel e, por último, Mouzinho da Silveira. Este último, um dos principais obreiros da Revolução Liberal, acabou por ser sepultado na freguesia de Margem, conforme a sua vontade manifestada em testamento.

Margem, é hoje, uma freguesia do concelho de Gavião, com sede na bonita aldeia de Vale de Gaviões.

A mãe natureza caprichou na criação do vale da ribeira de Margem. As terras férteis, os olhos de água que alimentam abundantemente o caudal da ribeira durante todo o ano, e a força de vontade desta gente de trabalho, transformaram os campos em jardins. Segundo consta, foi esta gente, neste vale de Margem, que cultivaram pela primeira vez, arroz em Portugal.

Mas Margem, não vive só de memórias, tal como no passado, são as mãos calejadas dos homens e mulheres nascidos e criados neste Vale, que no presente, com o esforço do seu trabalho, preparam o futuro.



Share by: